Arquivo do blog

quarta-feira, 10 de junho de 2009

VAMOS SEGUIR O CAMINHO DO DESERTO – Mc 1.3

"Ele está gritando no deserto: Preparem o caminho para o Senhor passar! Abram estradas retas para Ele" (Mc 1:3)

-O maior de todos os profetas, João Batista, escolheu desenvolver o seu ministério no deserto.
-Creio que a escolha foi baseada numa direção divina, que tinha como objetivo fazer com que, tanto João, quanto o próprio povo, tivessem experiências significativas com Deus.
Sobre as bênçãos decorrentes do deserto:
1. UM LUGAR PARA OUVIR A DEUS
-O deserto, para João Batista, representava um lugar especial onde teria condições de se afastar das distrações desta vida, a fim de poder ouvir as ordens de Deus.
-Todos nós vivemos num mundo agitado, mas nem sempre nos damos conta de que tal agitação pode nos distanciar daquele lugar de comunhão com Deus.
-Nestas horas é que percebemos o quanto necessitamos tomar a decisão de procurar o "deserto nosso de cada dia", para que ali Ele fale de maneira que possamos ouví-Lo,
-O nosso deserto pode significar um quarto fechado para oração, um tempo recolhido à sós com Deus,
-ou apenas um lugar e um tempo, quando estar em Sua presença é a coisa mais importante para nós.
2. UM LUGAR DE RENÚNCIA
_O texto bíblico mostra que as multidões partiam para o deserto a fim de se encontrar com João.
-Com isso, cada um estava deixando de lado sua casa, seu compromisso, seu conforto, seu trabalho.
-Tal atitude representava renúncia e despojamento da velha estrutura de vida rotineira, em busca de algo que eles consideravam ser importantes para suas vidas.
-Essa experiência nos ensina a não esperar a bênção "em domicílio", mas a valorizá-la a ponto de seguir em sua busca.
-Os que não estavam dispostos a deixar tudo e partir para o deserto, também não estariam dispostos a deixar posturas erradas para assumir um compromisso com Deus.
-Nossas atitudes externas demonstram a intensidade do desejo do nosso coração.
3. UM LUGAR DESPROVIDO DE RELIGIOSIDADE
-Cremos que ao pregar o Evangelho de Deus no deserto, João Batista estava promovendo a ruptura com a hipocrisia dos líderes religiosos de sua época,
-que dava mais valor às suas vestimentas sacerdotais e objetos sagrados, do que fazer verdadeiramente à vontade de Deus.
-João Batista chocava a multidão, por que suas vestes não eram semelhantes às de um religioso. Sua comida e sua habitação eram totalmente diferentes do convencional.
-Mas a sua vida expressava tremendo poder e unção do Alto.
-O objetivo era o de ajudar o povo a romper com aquela religiosidade infrutífera para que pudesse receber de Deus a verdadeira mensagem
Conclusão:
-O deserto no ministério de João Batista foi um lugar especial onde ele e o povo puderam separar-se para ouvir a voz de Deus, de forma mais clara.
-Para receberem a mensagem do Altíssimo, as pessoas tiveram de deixar o conforto do lar, demonstrando interesse de renunciar coisas importantes por algo de maior valor:
a Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário