Arquivo do blog

segunda-feira, 29 de junho de 2009

SETE PASSOS PARA ALCANÇAR A VITORIA - II Rs 4.1-7



.1- IDENTIFIQUE O SEU PROBLEMA: v.1

-Você poderia dizer: "O problema é financeiro", porém identificar é algo um pouco mais profundo.
-Entenda porque você está sem dinheiro; qual foi o erro que você cometeu, ou a situação que enfrentou para passar por esta situação.
-O problema da viúva era: Apesar de crentes, eles tinham dívidas e compromissos financeiros, mas com a morte de seu marido, a única forma de pagar era com a vida de seus dois filhos.
- Ela sabia muito bem o problema que estava enfrentando, e sabia também o que haveria de enfrentar pela frente, porém mesmo assim confiou no Senhor.


2- SEJA SINCERO COM DEUS E CONSIGO MESMO: v.2

-Eliseu não tinha imediatamente a solução para o problema da viúva, e ele respondeu a ela com uma pergunta: "Que te hei de fazer?".
-Em outras palavras Eliseu estava dizendo: "Meu Deus, o que eu vou fazer agora?". Com uma oração sincera, como que falando sozinho, Eliseu apresenta a situação a Deus, pois ao ver o problema da viúva, não visualizou uma solução imediata para a mesma.
-É uma atitude sábia agir com sinceridade diante de Deus. Não é errado ter dúvida, não é errado ter este tipo de insegurança, desde que nos apeguemos ao Senhor buscando resposta e segurança no mesmo.


3- OFEREÇA PARA DEUS O QUE VOCÊ TEM EM MÃOS: v.2b

-A viúva não tinha muito nas mãos. Apenas uma botija com azeite.
-Diante da pergunta do profeta, ela poderia responder: "Não tenho nada, senhor".
Seria um lamentável engano; devemos valorizar o que Deus tem nos dado, por menor que pareça para nós.

-Com pequenas coisas em mãos, os servos de Deus fizeram maravilhas tremendas:

A)I Samuel 17:40 - Davi ao enfrentar Golias, tinha na mão, uma funda e algumas pedras, com
B)Juízes 7:16 - Gideão tinha uma trombeta e foi ela, que usou para conclamar o exército de Israel, para a batalha.
C)Juízes 15:15 - Sansão tinha um osso e com ele feriu mais de mil filisteus.
D)Neemias 2:1-2 - Neemias tinha um copo e com ele, aproximou se do rei e conseguiu permissão para reconstruir Jerusalém.
E) II Reis 2:08 - Elias tinha um manto e com ele abriu caminho no rio Jordão.
F)João 6:9 - Um rapaz, tinha cinco pães e dois peixinhos, que serviu para alimentar uma multidão.
E você, O que têm nas mãos?


4- APRENDA A RECEBER AJUDA DOS OUTROS: verso

.ILUSTRAÇÃO: "Uma senhora cristã estava passando necessidades e todos os dias orava bem alto, em sua casa, para que Deus mandasse alimento. Uns jovens brincalhões compraram alimentos para aquela anciã e ao entregar disseram: Foi o diabo que mandou para a senhora! Ela disse: Glórias a Deus, pois Deus usa até o diabo, para servir ao crente fiel!"


5- NÃO PERCA SUA INTIMIDADE: v.4

-Não é porque os vizinhos ajudaram a viúva, que eles poderiam se meter na vida pessoal dela.
-É natural durante um problema, acabarmos expondo nossa necessidade para todos ao nosso redor; não diga seu problema para aqueles que não podem te ajudar.
-Durante o momento da multiplicação, a viúva estava sozinha, trancada em seu quarto. Observe que nem o profeta ficou com ela naquele momento.
-Outra coisa que aprendemos é que ela não dependeu do profeta para multiplicar o azeite. Deus usou suas próprias mãos.


6- ESTEJA PRONTO PARA RECEBER MAIS DE DEUS: v.6

-A viúva queria continuar enchendo as vasilhas, porém não havia mais vasilha para encher.


7- ENTENDA PORQUE DEUS TE ABENÇOOU: v.7

-Deus não cura uma doença só por curar... pois afinal, mais cedo ou mais tarde a morte virá mesmo.
-Deus não faz um milagre só por fazer. A fidelidade a Deus também consiste em voltar a Deus com a bênção, e perguntar: Que queres que eu faça agora que adquiri minha vitória?
-Abraão recebeu Isaque, mas Deus o pediu em sacrifício. Abraão foi provado; será que você vai passar pela prova da fidelidade a Deus, após alcançar sua vitória?

2 comentários:

  1. eu esto pregando este estudo que o senhor colocol é bom dimas muito obrigado evagelista ronny leal 06992727510

    ResponderExcluir
  2. adorei vou passar para os meus irmãos. obrigado bom Deus por usar o evangelista Ronny.

    ResponderExcluir