sábado, 30 de maio de 2009

CASAMENTO! UMA DECISÃO PARA TODA A VIDA -(Parte I)- Mt 19.3-11


I. DECISÕES IMPORTANTES PARA A VIDA

- Destacamos duas decisões importantes que tomamos na vida, e que podem definir o nosso futuro. A primeira, é a decisão por Jesus. Ela define nossa eternidade.
A segunda, é a decisão pelo casamento. Ela define com quem vamos passar o resto de nossa vida aqui na terra, até morrermos.
- É interessante observarmos que os casamentos acontecem com muita festa e alegria. Mas algum tempo depois, ouvimos expressões do tipo: “O que é que estou fazendo aqui?” E a primeira reação do marido ou da esposa, ou de ambos, é pensar no divórcio.
- As lembranças dos votos feitos no altar se perdem em meio às crises. Parece que as declarações feitas no altar estão se tornando cada vez mais banais, usadas apenas como formalidades nas cerimônias.
- Hoje, temos tudo para tomarmos decisões erradas: O estilo de vida anunciado pela sociedade moderna, onde os valores estão sufocados pelo egoísmo, pelo individualismo, e pela perda do sentido e propósito da vida. A família está banalizada pelos conceitos modernos de relacionamento.
- As Famílias estão quebradas, vidas estão quebradas.
- Veja o exemplo de Josué, quando propunha uma decisão importante diante do povo de Israel (Js 24.14,15). A palavra chave é “ESCOLHAM”.O que eles decidissem traria as devidas conseqüências sobre suas casas.
- Aqui são válidos dois conselhos, especialmente para aqueles que ainda não se casaram:
Vá devagar – Conheça bem a pessoa com quem você vai viver o resto de sua vida;
Busque conselhos sábios de pessoas experientes.
- Algumas convicções: Reconhecemos que o casamento é instituído por Deus.
Sabemos também que a Bíblia tem princípios válidos para um casamento seguro e duradouro.
- Então, se não conhecemos a Bíblia, não podemos viver estes princípios, e nosso casamento pode estar em situação de risco.

II. CASAMENTO E CONFLITO

- Todo relacionamento experimenta situações de conflitos. A questão é como lidar com eles para não destruir o casamento.

Alguns Conselhos para resolução de conflitos:
Busque Deus para ajudá-lo: Mas, antes de pedir para que ele mude o outro, peça para ele lhe mostrar qual é a sua responsabilidade no conflito.
Assuma o problema: Resolva o seu problema com responsabilidade e ajuste o seu casamento. Não esconda os problemas em baixo do tapete, esperando que eles desapareçam naturalmente. Eles podem crescer!

- Aqueles que por alguma razão experimentaram o divórcio, devem ser alvos do amor da igreja, como certamente são alvos do amor de Deus. Eles precisam do nosso abraço, do nosso encorajamento. A igreja é a comunidade do amor.
- Análise do Diálogo de Jesus com os Fariseus: No texto básico desta mensagem, Jesus está respondendo uma pergunta sobre o divórcio (v.3). E a resposta é muito diferente daquela que seus questionadores esperavam (v.4). Ele invoca as Palavras da Criação, mostrando que Deus não mudou. Que o casamento continua sendo algo sério, que deve durar por toda a vida. Significa também que a evolução do pensamento da sociedade moderna não muda os “princípios de Deus”. A nossa maneira de pensar sobre o casamento não torna nulo aquilo que Deus estabeleceu como benção para o Matrimônio.
- Os questionadores de Jesus continuam no debate (v.7). Eles estão seguros de que no passado, Moisés autorizou dar carta de divórcio. E, mais uma vez, Jesus responde com clareza que a opção do divórcio só existe em uma circunstância: “Adultério”. Simples, mas profundo, onde devemos concluir que Casamento é uma obra de Deus para durar.

- Hoje as pessoas desistem da família por razões muito pequenas. Atitudes assim têm banalizado a responsabilidade no casamento.
- A resposta de Jesus continua na mesma linha de coerência. A razão da permissão do divórcio foi por causa da dureza do coração dos homens. Mas, no princípio, não foi assim. A criação de Deus (incluindo a união conjugal) foi um processo harmônico, não desestruturado. - Foi uma construção perfeita, não um caos. Então, baseado nas palavras de Jesus, a primeira regra para evitar a quebra do seu casamento é: “não deixar seu coração se endurecer”.
- cultive seu casamento, não perca uma oportunidade de elogiar, de acariciar, de dar uma palavra amiga, confortadora, não perca a oportunidade de se declarar de fazer uma surpresa..

(continuação na pagina seguinte do Blogg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário